top of page
Buscar
  • Roedores e Coelhos

Dicas para quando levar seu Roedor ou Coelho ao Veterinário.

Atualizado: 13 de set. de 2023

Nossos bichinhos não sabem contar o que está acontecendo com eles e até tentam esconder os sintomas.


Isso torna o trabalho do veterinário ainda mais difícil. Então existem algumas coisas que ajudam muito durante a consulta:



Faça uma lista de coisas que percebeu de diferente ou acha importante para não esquecer de dar nenhuma informação ao veterinário.

Se levar o animalzinho dentro do alojamento, não limpe o local naquele dia. O tipo de substrato utilizado, o aspecto das fezes e da urina e até a presença de secreções são de grande ajuda para o veterinário.

Se ele for levado em uma caixa ou gaiola de transporte, aproveite pra tirar fotos do alojamento onde ele passa a maior parte do tempo. Muitos problemas estão ligados ao alojamento e ao ver as fotos o veterinário poderá avaliar se está tudo certo ou algo precisa ser modificado no alojamento.

Fotos das fezes e urina com aspecto diferente do normal também ajudam muito, já que alguns bichinhos simplesmente não urinam e nem defecam fora do alojamento e muito menos durante a consulta.


Informe se o animal vive sozinho ou com outros da mesma espécie ou até de outras espécies.

Informe também se ele costuma ter contato com crianças que podem ter causado algum ferimento acidental ou oferecido algum alimento impróprio.

Se achar que pode se esquecer, anote também a marca da ração, vitamina, medicamentos ou suplementos que costuma dar a ele.

Se você costuma pesa-lo e percebeu alguma mudança recente no peso é muito importante que dê essa informação. Mesmo que ele esteja sendo pesado pelo veterinário, ele não terá como saber da perda ou ganho de peso se não consultou o roedor ou coelho há pouco tempo.

Aproveite também pra fazer uma lista de duvidas que gostaria de esclarecer durante a consulta.


Siga todas as recomendações do veterinário e não tenha vergonha de perguntar se não tiver entendido alguma coisa.

Se achar que precisa, não há nada de errado em pedir uma segunda opinião, como é feito com médicos. Mas isso deve ser feito em outra consulta com veterinário e nunca pela internet. Nenhum veterinário pode diagnosticar ou medicar um animal sem examina-lo, então tenha certeza que se alguém fizer isso, não é veterinário e você estará colocando a vida do seu animalzinho em risco.

E a dica mais importante: Seja sincero. Isso pode fazer toda a diferença no diagnóstico, tratamento e até nas chances de cura do seu bichinho. Mesmo que você tenha feito algo errado, não esconda

isso pra não prejudicar seu roedor ou coelho.

E não deixe de fazer tudo que foi indicado e de leva-lo aos retornos marcados.


406 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page