top of page

HIGIENE

A HIGIENE DO COELHO

higiene-do-coelho.png

 Coelhos são animais muito preocupados com a própria higiene. Limpam-se frequentemente lambendo-se como gatos.

 

 Raças de pelos longos necessitam de mais cuidados com a higiene porque é comum o substrato, as fezes e até restos de alimentos prenderem-se aos pelos.  Além da maior facilidade de formação de nós na pelagem.

 

 Animais mais idosos também podem ter dificuldade de se limpar sozinhos devido a problemas de coluna e a menor mobilidade, podendo não conseguir alcançar o dorso e a região genital.

 Existem opções para ajudar na higiene do coelho:

Escovação

escovar-coelho-removebg-preview (1).png

 A escovação é uma ótima forma de retirar sujidades da pelagem como restos de alimento, fezes secas e partículas de substrato e nós .

 

 O coelho pode ser escovado até diariamente.  Raças de pelagem longa precisam de escovação mais freqüente que as de pelagem curta.

 

  A escovação pode ser feita com rasqueadeira, mas sempre com delicadeza, pois a pele do coelho é sensível.  Pentes podem ser utilizados para localizar e desfazer nós.

Tosa

ch3.jpg

 Coelhos mais peludos podem ser tosados. A tosa deve ser sempre feita por profissionais treinados.  Pode- se tosar o coelho com máquina deixando a pelagem bem curta ou apenas aparando o excesso de pelos com tesoura.

Tosa Higiênica

 Esse tipo de tosa pode ser feita em coelhos com todo tipo de pelagem com a intenção de facilitar a higiene.  Os pelos das solas das patinhas, da região genital e ao redor dos olhos podem ser cortados evitando o acumulo de sujeira.

Lenços umedecidos

ch4.jpg

 Podem ser usados lenços umedecidos para gatos para higienizar principalmente a região genital.

 Banho seco

 Produtos para banho seco em gatos também podem ser utilizados em coelhos, mas sempre em pouca quantidade em pequenas regiões, como patas e genitais. E depois o excesso precisa ser bem retirado.

 

 É preciso lembrar que coelhos lambem-se e podem ficar incomodados com o sabor do produto ou até se intoxicarem com produtos impróprios para eles.

 Nunca use banho seco em pó ou talco no coelho. Além de ingerir, ele pode inalar e ter sérios problemas respiratórios. 

Limpeza dos genitais

 Pode ser feita em caso de muitos resíduos de fezes e urina no local com algodão umedecido e uma gota de xampu neutro. 

 

 Friccione até retirar a sujeira, retire todo o xampu com algodão úmido e seque bem com toalha.

Caso o coelho esteja sujo devido a diarréia, leve ao veterinário antes de fazer qualquer limpeza e depois pergunte a ele qual a melhor forma de higienizar nesse caso para não correr o risco de estressar o bichinho e piorar o problema de saúde.

Banho

banho-em-coelho.jpg

 Nunca dê banhos completos em coelhos sem a indicação de um veterinário.  Eles são animais muito sensíveis e susceptíveis ao estresse.  Infelizmente são muito comuns os casos de morte durante o banho, pois o coelhos fica tão estressado que entra em choque e tem parada cardíaca.

 

 Coelhos que ficam paralisados durante um banho não está relaxando e sim em choque.

 

 Além disso a pelagem dos coelhos costuma ser muito difícil de secar. O uso de secadores causa grande estresse podendo inclusive causar parada cardíaca. A secagem com toalha não é eficiente e ficar com a pelagem úmida pode causar queda de temperatura, problemas respiratórios e facilitar o aparecimento de infecções fúngicas.

Dra. Anna Carolina G. Neves 

Médica Veterinária

   CRMV 13614

 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.

bottom of page