HIGIENE
Dicas de como cuidar da higiene do porquinho da índia e de seu alojamento.
Higiene do Porquinho
Os porquinhos da índia são animais muito limpos. Limpam-se frequentemente se lambendo como gatos. Gostam que o ambiente onde vivem esteja sempre limpo.
Costumam urinar em cantos afastados da água, da comida e do local onde dormem. Podem até aprender a utilizar caixas higiênicas com serragem para fazer as necessidades.
A falta de higiene é a causa de muitos problemas de saúde em porquinhos.
Como os porquinhos não devem ficar sobre grades nas gaiolas, é importante que o substrato usado no fundo das gaiolas ou cercados esteja sempre limpo e seco.
O comedouro e o bebedouro devem ser limpos diariamente e restos de frutas, verduras e legumes devem ser retirados todos os dias.
Outros cuidados com a higiene incluem banhos, escovação, tosa , limpeza das orelhas, corte das unhas e limpeza da glândula sebácea.
Escovação
Porquinhos de pelagem longa necessitam de escovação freqüente para que os pelos não embaracem e fiquem livres de sujeiras.
Já os de pelagem curta podem ser escovados semanalmente para retirar os pelos soltos.
Como os porquinhos da índia lambem-se para se limpar, acabam ingerindo os pelos soltos. Isso pode causar problemas graves de obstruções gastrointestinais. A escovação diminui o risco disso acontecer.
Maravalhas, feno, alfafa, fezes e outros resíduos podem se prender aos pelos causando embaraços na pelagem e a pelagem embaraçada pode repuxar a pele causando lesões.
Animais acostumados desde filhotes aceitam tranquilamente a escovação.
Escove com rasqueadeira e utilize um pente para auxiliar na localização de nós e retirar sujeiras.
Tome cuidado ao escovar para não puxar os pelos causando desconforto e nem arranhar a pele.
Banho
O banho pode ser dado em casa ou em Pet Shop.
Porquinhos de pelagem curta raramente precisam de banho, mas os de pelagem longa necessitam de banhos com alguma freqüência.
O excesso de banhos também pode ser prejudicar, pois pode retirar a proteção da pele facilitando infecções.
Mas a falta de banhos também pode causar problemas de saúde. O banho deve ser dado sempre que o porquinho necessitar.
O banho deve ser dado em um ambiente com temperatura agradável, sem correntes de ar. Pode se usar uma bacia ou outro recipiente raso com água morna.
Colocar o porquinho na água ou molhar lentamente para que não se assuste. Não deixar cair água nos olhos e ouvidos.
Usar xampu neutro para gatos ou especifico para roedores.
Ensaboar cuidadosamente para não cair xampu nos olhos. Caso isso aconteça, lave imediatamente com soro fisiológico.
Enxaguar bem retirando todo o produto.
Secar usando toalha para retirar o excesso de água.
Em seguida secar completamente com secador.
Nunca deixe o porquinho úmido. Isso pode levar a problemas de pele.
Atenção: Se o porquinho estiver com a pelagem muito embaraçada e com nós, não dê banho antes de desembaraçar. Nós muito densos não secam direito após o banho e podem causar infecções na pele.
Dica: Banho Relaxante
Encha com água morna um recipiente. A quantidade de agua ideal é a suficiente para cobrir o corpo do porquinho, mas também para que ele possa apoiar as patinhas no fundo do recipiente. Coloque o porquinho delicadamente na água para que ele não se assuste. Pode ser colocado um pouco de shampoo neutro na água. Espere que o porquinho se sinta seguro, tire a mão e deixe-o por alguns minutos na água.
Depois que relaxam costumam até ficar boiando. Nunca deixe o bichinho sozinho. No caso de ter colocado shampoo na água, não se esqueça de enxaguar bem para retirar todo o produto. Secar usando toalha e secador. Depois desse banho o porquinho costuma ficar mais relaxado e até dormir.
Banho de Pó
Os porquinhos não tomam banho de pó de carbonato de cálcio.
Além de não saberem rolar no pó, podem inalar o pó causando problemas respiratórios.
Tosa
Porquinhos de pelagem longa podem ser tosados.
O corte dos pelos que estão muito longos, podem ser feitos para que o animal não fique sujo ou úmido com urina. Diminuir o comprimento dos pelos facilita a higiene.
Sempre procure pet shops onde o tosador esteja acostumado a tosar porquinhos.
Corte de Unhas
As unhas dos porquinhos da índia crescem constantemente e quando não são desgastadas podem crescer demais ou de forma errada.
Unhas muito grandes fazem com que o bichinho tenha dificuldades para caminhar ou até provocam ferimentos nas patas. As unhas podem precisar ser aparadas mensalmente.
Só é preciso verificar o local certo para o corte para não causar dor e sangramento.
Se tiver dúvida peça ao veterinário orientação sobre como cortar as unhas. E só corte em casa se tiver segurança do que está fazendo.
Limpeza da Glândula Sebácea
A glândula sebácea ou de gordura dos porquinhos da índia fica no final das costas onde ficaria a cauda.
Para limpar apliquei uma gota de detergente neutro, esfregue delicadamente e enxague bem.
O acumulo dessa secreção de gordura pode causar inflamação ou obstrução da glândula.
Caso perceba alguma alteração na área como inflamação ou infecção, leve o porquinho ao veterinário.
Como fazer a limpeza da glândula de gordura do porquinho da índia
Limpeza da Bolsa Perineal
É muito importante ser feita em machos mais velhos onde a musculatura fica mais flácida e acumula mais detritos podendo causar impactação.
Para fazer a limpeza coloque o porquinho com a barriga para cima. Limpe a bolsa perineal utilizando um cotonete embebido em óleo mineral.
Delicadamente limpe as pregas retirando todos os detritos e o material fecal.
Para facilitar a limpeza, antes coloque o porquinho com a região genital mergulhada em água morna durante alguns minutos para amolecer os detritos.
Impactação da bolsa perineal
O melhor momento para fazer a limpeza é durante o banho.
Primeiro faça a limpeza, amolecendo os detritos com água morna. Depois dê o banho. Como esses detritos e secreções podem causar mau cheiro, o banho dado logo depois vai evitar que o odor fique impregnado na pelagem.
Não se deve fazer a limpeza da bolsa perineal sem necessidade. O excesso de limpeza pode causar irritação, lesões e até infecção no local.
A Higiene do Alojamento
A limpeza do alojamento é muito importante para o bem estar e a saúde dos porquinhos.
Um alojamento limpo não exala odores desagradáveis, é confortável para o porquinho e evita o surgimento de muitas doenças.
Limpe diariamente o bebedouro e o comedouro e retire restos de frutas e verduras.
O substrato deve ser trocado sempre que estiver sujo, úmido e ou com odor desagradável.
Porquinhos costumam escolher um canto do alojamento para urinar e às vezes até para defecar, o que facilita muito a limpeza, pois é possível retirar apenas esse substrato sujo com mais freqüência e o resto do substrato com menos freqüência.
No caso de utilizar o soft no cercado como forração é necessário retirar fezes e outros resíduos varrendo e trocar o soft e o material absorvente abaixo dele sempre que estiver úmido. Nunca lave o soft com amaciante para não alterar a absorção dos líquidos.
Para limpar gaiolas e caixas higiênicas evite produtos de limpeza com odor forte que possam incomodar ou causar alergias nos porquinhos.
Porquinhos saudáveis eliminam cálcio na urina e esse cálcio pode ser difícil de remover do fundo da gaiola e da caixa higiênica. Para amolecer a placa de cálcio despeje vinagre sobre ela e deixe agir por alguns minutos. O vinagre dissolve os depósitos de cálcio facilitando a limpeza. Esfregar com uma escova de dente também ajuda a remover o cálcio.
Mensalmente faça uma limpeza geral com água sanitária, mas não deixe que os porquinhos fiquem próximos do produto. A água sanitária elimina gases que causam irritação nas vias respiratórias dos bichinhos.
Desinfetantes a base de amônia quaternária são ideais para higienizar o alojamento dos porquinhos. Substituem a água sanitária e podem ser usados com freqüência. São muito eficientes contra vírus, bactérias, fungos e protozoários e eliminam odores desagradáveis.Também são muito úteis para higienizar bebedouros, comedouros e até acessórios.
Higienização dos Alimentos
Higienizar os alimentos antes de oferecer aos porquinhos é muito importante.
Mesmo frutas, verduras e legumes orgânicos podem conter vermes e bactérias que não são visíveis a olho nú e que podem causar graves problemas de saúde.
Para higienizar os alimentos podem ser usados os seguintes produtos:
Hipoclorito de sódio
Dilua 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio em um litro de água, deixe verduras, legumes e frutas de molho por 15 minutos e enxague com água corrente.
Vinagre
Dilua 2 colheres de sopa de vinagre em um litro de água, deixe verduras, legumes e frutas de molho por 30 minutos e enxague com água corrente.
Com esses cuidados com a higiene muitos problemas de saúde são evitados como infestações por vermes e protozoários.