Comportamento

Os ratos são animais muito inteligentes, limpos e brincalhões. Adoram interagir com humanos e são muito carinhosos. 

 São animais muito sociáveis e precisam viver em pares ou colonias.

Conheça alguns comportamentos característicos dos ratos e seus significados:

 

 

 

Hábitos Noturnos

 Apesar dos ratos terem normalmente tem hábitos noturnos, eles se adaptam ao horário dos tutores. Mesmo que durma um pouco mais durante o dia, sempre estarão dispostos a brincar, independente do horário.

Balançar a cabeça para os lados

  Alguns ratos as vezes ficam parados, esticam o pescoço e balançam a cabeça para os lados levemente. Isso acontece porque a visão deles não é muito boa, principalmente no caso dos ratos albinos que tem uma visão muito ruim. Eles fazem isso tentando focar melhor um objeto ou perceber melhor a distância e profundidade.

Higiene

 

 

 

 

 

 Ratos são animais muito limpos e preocupados com a própria higiene, a higiene dos companheiros da colônia e do ambiente onde vivem.

 Limpam-se lambendo-se várias vezes ao dia e fazem isso inclusive com seus companheiros. A atividade de limparem uns aos outros, além de relacionada a higiene, também é uma forma de interação social muito importante.

 

 Quando necessário é possível dar banho com água morna e xampu neutro.

 E não fique chateado se sempre que tocar seu bichinho ele tomar um banho completo depois ou pelo menos limpar o local onde foi tocado. Ratos tem um certo nojinho do cheiro ou do toque dos humanos, mas isso não quer dizer que não amam seus tutores.

 Por serem muito preocupados com a higiene, não gostam do alojamento sujo e por isso costumam escolher um canto para utilizar como banheiro. Inclusive aprendem a utilizar banheirinhos com facilidade.

Lamber

 

 

 

 

 

 Alguns ratos gostam de lamber seus tutores. Isso é uma forma de carinho. Mas se seu rato não te lamber isso é parte do temperamento dele e não quer dizer que não gosta de você.

Urina e Marcação de Território

 Ratos são animais muito limpos e até aprendem a usar o banheiro, mas alguns ratos, mesmo utilizando o banheiro corretamente, soltam gotas de urina em outros lugares ou até sobre os tutores. Isso acontece porque estão marcando território.

 

 Essas gotas de urina que normalmente tem odor mais forte por ser de urina mais concentrada são utilizadas pelo rato para marcar o que ele costuma considerar ser dele com um determinado território ou objeto. E ao fazer isso sobre o tutor demonstra se importar com ele, marcando com o próprio cheiro para mostrar que o tutor é importante pra eles e o querem sempre perto.

 

 Eles também chegar a gotejar urina sobre seus companheiros para demonstrar dominância.

 

 Essa marcação de território e dominância costuma ser feita com gotas e não jatos de urina. 

 

 Urinar nas mãos ao ser segurado normalmente é sinal de medo ou uma forma de demonstrar irritação e descontentamento.

 

 Os machos costumam marcar mais território do que as fêmeas.

 

 A marcação de território só costuma diminuir ou cessar após a castração.

Pular

 

Os ratos são muito ágeis e tem muita facilidade para pular quando estão em boa forma física. Não é raro  ver um rato pulam de uma superfície  para a outra e  principalmente pularem de um andar para outro no alojamento sem perder tempo usando uma escadinha ou simplesmente darem um grande salto para serem pegos por seus tutores.

 

 Eles tem a capacidade de pulam verticalmente cerca de 1 metro de altura partindo do chão. 

 E quando um rato que sempre pulou com facilidade começar a apresentar dificuldade ou parecer ter medo ou preguiça de pular pode estar ficando idoso ou começando a apresentar algum problema de saúde.

 

Dra. Anna Carolina G. Neves 
Médica Veterinária
   CRMV 13614
 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.