Comportamento

 Os ratos são animais muito inteligentes, limpos e brincalhões. Adoram interagir com humanos e são muito carinhosos. 

 São animais muito sociáveis e precisam viver em pares ou colonias.

 

 

Noturnos: Apesar dos ratos terem normalmente tem hábitos noturnos, eles se adaptam ao horário dos tutores. Mesmo que durma um pouco mais durante o dia, sempre estarão dispostos a brincar, independente do horário.

Balanças a cabeça para os lados: Alguns ratos as vezes ficam parados, esticam o pescoço e balançam a cabeça para os lados levemente. Isso acontece porque a visão deles não é muito boa, principalmente no caso dos ratos albinos que tem uma visão muito ruim. Eles fazem isso tentando focar melhor um objeto ou perceber melhor a distância e profundidade.

Higiene: Ratos são animais muito limpos e preocupados com a própria higiene, a higiene dos companheiros da colônia e do ambiente onde vivem.

Limpam-se lambendo-se várias vezes ao dia e fazem isso inclusive com seus companheiros. A atividade de limparem uns aos outros, além de relacionada a higiene, também é uma forma de interação social muito importante.

Quando necessário é possível dar banho com água morna e xampu neutro.

E não fique chateado se sempre que tocar seu bichinho ele tomar um banho completo depois ou pelo menos limpar o local onde foi tocado. Ratos tem um certo nojinho do cheiro ou do toque dos humanos, mas isso não quer dizer que não amam seus tutores.

Por serem muito preocupados com a higiene, não gostam do alojamento sujo e por isso costumam escolher um canto para utilizar como banheiro. Inclusive aprendem a utilizar banheirinhos com facilidade.

Lamber: Alguns ratos gostam de lamber seus tutores. Isso é uma forma de carinho. Mas se seu rato não te lamber isso é parte do temperamento dele e não quer dizer que não gosta de você.