
ALOJAMENTO

A melhor forma de alojar um coelho é sempre um assunto muito discutido.
Há que considere gaiolas ideais, enquanto que outros acham desconfortáveis e indicam manter o bichinho solto. Já quem tem mais espaço prefere alojar seu coelho em cercados , viveiros ou até soltos.
Mas qual o alojamento ideal?
Na verdade não existe uma regra e sim varias opções que devem ser avaliadas de acordo com os seguintes fatores:
Espaço disponível, tempo que o bichinho ficará sem supervisão, presença de outros animais no local e de crianças pequenas, segurança do ambiente onde ficará o alojamento, tamanho do coelho quando adulto, facilidade de higienização e quantidade de coelhos no local.
Gaiolas
.jpg)
Gaiola com bom tamanho para coelho
Existem diversos modelos e tamanhos de gaiolas para coelhos.
Escolha sempre o maior tamanho possível. Lembre-se que dentro da gaiola é preciso haver espaço suficiente para o coelho se movimentar com conforto e se esticar para deitar mesmo com todos os acessórios dentro.
E essa só é uma opção para coelhos que possam ser soltos diariamente por um longo período para brincar e se exercitar fora da gaiola.
As gaiolas são úteis para coelhos que não podem ser sempre supervisionados e para casas onde existam outros animais ou crianças pequenas que possam acidentalmente ferir o bichinho.
Gaiolas também são uma boa opção para quem gosta de viajar frequentemente levando seu bichinho.
A gaiolas não pode ter grades no fundo, o que causar desconforto e sérias lesões nas patas dos coelho, por isso se a gaiola tiver grades no fundo é preciso retirar completamente ou nem utilizar a gaiola. Só cobrir as grades não costuma ser suficiente para evitar lesões.
Já existe uma tendência na Europa para a fabricação de gaiolas sem piso de grades, o que apesar de aumentar o trabalho dos tutores com a limpeza, oferece mais conforto para os coelhinhos.
Alguns coelho se adaptam muito bem a viverem soltos e utilizar a gaiola apenas como banheiro, local para se alimentarem e para se esconderem quando percebem algum perigo. Dessa foram a gaiola fica sempre aberta e o resto do ambiente permanece sempre limpo.
Cercado
.jpg)
São uma ótima opção, pois podem ser bem maiores que as gaiolas. Podem ser feitos ou comprados de acordo com a necessidade e o espaço que o tutor tiver disponível.
Podem ser feitos em telas metálicas e até com a estrutura em madeira. Mas os feitos em madeira precisarão de manutenção mais freqüente e precisam ser de madeira segura para não intoxicar o coelho se ele roer.
Podem ou não ter cobertura, dependendo do risco de fuga e da presença de outros animais.
Alguns modelos como os feitos com telas aramadas podem ser montados e desmontados com facilidade, o que facilita o transporte em viagens ou até para serem colocados em gramados por algum período para que os bichinhos se divirtam.
Viveiro

São mais comuns nos E.U.A. e Europa e são feitos para serem mantidos nas áreas externas, por isso sempre apresentam uma parte em forma de cercado para os animais brincarem e se exercitarem e uma parte coberta e bem protegida do frio, calor, chuva e predadores.