Bem Estar
Enriquecimento Ambiental
O enriquecimento ambiental é uma forma de tornar o ambiente do animal que vive em cativeiro mais lúdico, agradável, interessante e interativo. E uma forma de evitar que o animal se sinta entediado e desinteressado em seu ambiente, tornando-se sedentário e estressado e evitando problemas comportamentais.
Não adianta ter o alojamento mais bonito, seguro, limpo e confortável se, apesar de tudo, aquele é um ambiente monótono.
E para um bichinho de hábitos solitários isso é ainda mais importante, já que ele não terá outro hamster para interagir.
E como fazer o enriquecimento ambiental se o hamsters passa boa parte do tempo na gaiola e dorme durante o dia?
Não é tão difícil assim. Mas é importante pensar nisso ao escolher o alojamento. Quanto maior o alojamento, mais fácil será torna-lo agradável e interessante para o hamster, pois mais acessórios caberão dentro.
Algumas gaiolas são tão pequenas que mal cabem os acessórios básicos o que faz com que o hamster fique muito desconfortável e estressado.
E para fazer um bom enriquecimento ambiental é preciso ter um pouco de criatividade e observar as características do comportamento do hamster.
Esses pequenos são animais espertos, curiosos e que enxergam mal, mas tem bom faro. Dorme durante o dia, mas andam muito e até escalam durante a noite. Gostam de dormir onde se sentem protegidos e de armazenar comida. Sabendo disso é fácil agrada-los.
Para estimular a curiosidade mude a disposição de um ou mais acessórios no alojamento.
Só evite mudar a localização do banheiro para não deixar o hamster confuso com seu local de higiene.
Espalhe petiscos, proteína animal, ou componentes do mix de grãos em vários locais do alojamento para ele procurar ao acordar utilizando o faro.
Coloque papel higiênico ou feno para que eles carreguem para formar um ninho. Eles roem pouco o feno, mas adoram utiliza-lo para formar ninhos que ficam frescos no calor e quentinhos no frio.
Rodas para exercícios também são muito importantes já que os hamsters andam muito durante a noite e correr na roda dá a sensação de estarem indo para outro lugar, além de se exercitarem e diminuir o stress. Existem vários modelos diferentes de roda.
É possível colocar mais de um modelo no mesmo alojamento.
Tuneis e tocas são muito interessantes para os hamster já que eles utilizam esses acessórios para dormir e também como deposito para armazenar alimentos, por isso é interessante colocar vários desses acessórios. E não se preocupe se o bichinho encher os tuneis de comida e dormir neles.
Esses bichinhos também gostam de dormir confortavelmente em redinhas. Mas esses acessórios precisam ser sempre de tecidos que não soltam fiapos.
Plataformas também podem ser adicionadas ao alojamento.
Outras coisas que eles adoram são brinquedos. Mas dê preferência aos que possam roer sem perigo como os de madeira de pínus e pintados em tinta atóxica. Nunca ofereça brinquedos com miçangas ou peças plásticas que possam ser ingeridas.
Até brinquedos caseiros são muito interessantes para eles.
E não adianta fazer o enriquecimento ambiental apenas uma vez. É preciso fazer frequentemente para manter seu bichinho feliz.
Como manter o Hamster aquecido
O hamster sente frio sim e em dias mais frios até pode entrar em torpor. O que antes era chamado de hibernar. Mas é um pouco diferente já que o hamster fica cada vez mais debilitado e se não for retirado rapidamente desse estado ácaba morrendo.
Mas como manter um bichinho tão pequeno aquecido?
Como são animais que vivem sozinhos, não vão ter um companheiro pra dormir junto e aquece-los. Então é preciso fornecer formas de se manterem aquecidos nos dias mais frios.
Coloque um pano sobre a gaiola pra proteger do vento e do frio.
Dessa forma o bichinho poderá correr pela gaiola a noite protegido do vento e do frio. Mas apenas tecidos que não soltam fiapos podem ser utilizados.
Aumente a quantidade de substrato
Ele pode usar o substrato para forrar a toca e manter o calor.
Você pode colocar maravalha, papel picado, granulado de celulose, feno ou papel higiênico para que ele leve para dentro da casinha.
Coloque tecido
Pequenos pedaços de tecidos que não soltam fiapos podem ser colocados para ajuda-los a se aquecerem. Ao contrario do que muitos pensam, eles não engolem o tecido, apenas roem. Mas fiapos podem ficar enrolados nas patas ou nos dentes causando ferimentos.
Forneça calor com um recipiente com água morna
Nos casos em que o frio é muito intenso pode ser preciso oferecer uma fonte de calor.
Coloque água morna em um recipiente e coloque esse recipiente na gaiola, de preferência encostado na casinha pra fornecer calor.
Escolha sempre um recipiente que fique bem fechado e de um material que não possa ser roído. Como vidro ou metal. E teste a temperatura externa do recipiente na sua pele pra ter certeza que é suficiente pra aquecer, mas sem o risco de causar uma queimadura.
Mantenha a gaiola em um lugar protegido do frio.
Nunca deixe a gaiola em ambientes externos no frio. Coloque dentro de casa, longe de correntes de vento e em ambiente aquecido.
Coloque tocas, tuneis e casinhas.
Podem ser de diversos materiais desde que sejam confortáveis. São essenciais para os hamsters mesmo em climas mais quentes.