
Origem e História
A História do
Porquinho da Índia
Preá - Porquinho da índia selvagem
Preás selvagens: os ancestrais das nossos porquinhos da índia
Você sabia que os porquinhos-da-índia domesticados que conhecemos hoje têm origem em animais selvagens que ainda vivem em liberdade na América do Sul?
Esses porquinhos selvagens, conhecidos como preás, são encontrados desde a Colômbia e Venezuela até o sul do Brasil e o norte da Argentina. Vivem em grupos de até 10 indivíduos e costumam habitar tocas, escavadas por eles mesmos ou aproveitadas de outros animais.
Sua aparência difere bastante das variedades domesticadas: a pelagem é geralmente curta e uniforme, com cores discretas, como tons de cinza ou marrom, semelhantes à coloração agouti. Eles também possuem um focinho mais alongado, orelhas menores e eretas, características adaptadas ao ambiente natural.
O porquinho-da-índia doméstico (Cavia porcellus) foi originado a partir da espécie selvagem Cavia tschudii, nativa do Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e partes do Brasil.
E essa relação com os humanos é bem antiga! Existem evidências de domesticação desde cerca de 2500 a.C.. Arqueólogos encontraram peles e ossos desses animais em túmulos de antigos povos andinos. Além disso, cerâmicas da cultura Moche — civilização pré-colombiana — trazem representações detalhadas de porquinhos-da-índia, mostrando como eles já faziam parte da vida e da simbologia dessas sociedades.

Cerâmica Moche representando porquinhos da índia
Originalmente foram domesticados e criados como fonte de alimento na culinária peruana, boliviana, equatoriana e colombiana onde continuam sendo muito populares. São hoje considerados altamente nutritivos. Sua carne é uma grande fonte de proteína com baixo colesterol.
Em países como Equador, Peru e Bolívia é também usado na medicina andina. Em um procedimento chamado de "passagem a Cuy", acredita-se que a doença é absorvida pela energia interna do animal e o diagnostico é feito através da observação dos intestinos do porquinho.
Na medicina ocidental ainda é muito usado como cobaia em experimentos científicos.
No século XVI, navegadores espanhóis aportaram no atual Peru, conheceram esse animal que era chamado de Cui pelos nativos e ao retornarem para a Europa, levaram alguns exemplares.

Pintura rara retratando um porquinho da índia como animal de estimação
Os animaizinhos logo se tornaram populares na Europa, mas como animais de estimação e não como alimento e depois se espalharam pelo mundo.
Por que Porquinho da Índia?
Existem hipóteses para a origem do nome do Porquinho da Índia. Um animal que nada tem a ver com porco e nem tem origem na Índia.
A principal hipótese é que, como os navegadores que aportaram erroneamente na América do Sul procuravam o caminho das Índias, ao retornarem com esses bichinhos, os animais passaram a ser equivocadamente associados à Índia. E como eram animais pequenos e que emitiam um som semelhante a um porco gritando, ficaram conhecidos como porquinhos da índia.
Em inglês o nome Guinea Pig (Porco da Guiné) pode estar associado ao fato de que os navegadores ingleses, ao retornar da América do Sul trazendo esses animais, paravam na Guiné, causando a confusão sobre a origem dos bichinhos.
Dra. Anna Carolina G. Neves
Médica Veterinária
CRMV 13614
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.