Alimentação
Informações sobre como alimentar de maneira correta o Porquinho da Índia.
Você realmente sabe o que o porquinho da índia come?
Grande parte dos problemas de saúde atuais de porquinhos da índia estão associados a alimentação incorreta.
A alimentação ideal para porquinhos da índia é composta de ração, verduras, legumes, frutas, ervas e gramíneas (feno/capim). Além de água fresca e de boa qualidade à vontade.
A Dieta Ideal para o Porquinho:
Feno sempre à vontade, puro ou com ervas.
Água fresca à vontade. Filtrada ou mineral
Verduras e/ou capim diariamente
Legumes 3 a 4 vezes por semana.
Frutas 2 a 3 vezes por semana em pequena quantidade apenas como petisco.
1 a 2 colheres de sopa de ração por porquinho específica para porquinho da índia e de boa qualidade, até 2 vezes ao dia.
Alfafa no máximo 1 vez por semana para adultos apenas como petisco ou 2 vezes por semana para fêmeas gestantes ou amamentando e filhotes.
Vitamina C oral
Os porquinhos da índia são muito sensíveis a problemas nutricionais.
E ao contrário do que muitos imaginam esses animais precisam de uma dieta muito variada.
Alimentam-se durante todo dia em pequenas quantidades porque seu sistema digestivo está preparado para funcionar continuamente. Por isso ficar sem receber alimento durante muitas horas é prejudicial ao porquinho.
Alguns porquinhos podem ter até hipoglicemia (pouco açúcar no sangue) se ficarem muitas horas sem se alimentar.
Grande parte dos problemas de saúde dos porquinhos da índia está relacionada com a alimentação porque no caso dos porquinhos da índia o alimento, além de ter o papel de nutrir, também desgasta os dentes evitando problemas de má oclusão.
A flora intestinal desses bichinhos tem grande capacidade de digerir celulose. Por isso a dieta deles precisa ser rica nessa substância que está presente em alimentos como feno e capim. A deficiência de celulose e fibras na dieta pode causar problemas no funcionamento do intestino como a estase intestinal que é a parada dos movimentos naturais (peristaltismo) do intestino e que se não tratada com urgência pode levar a morte.
Os porquinhos devem receber verduras diariamente.
Já as frutas devem ser oferecidas em menor quantidade, 2 a 3 vezes por semana.
O açúcar das frutas em excesso causa fermentação e diminui o pH do estomago, atrapalhando a absorção de nutrientes. A fermentação pode causar gases e dores abdominais fazendo com que o porquinho fique sem se alimentar.
Porquinhos são muito seletivos. Ofereça grande variedade de alimentos quando ainda são filhotes, inclusive marcas diferentes de ração. Essa é uma forma de garantir que quando forem adultos aceitarão todos os alimentos que já experimentaram. Porquinhos criados recebendo pouca variedade de verduras ou apenas uma marca de ração costumam rejeitar novos alimentos.
Sempre que oferecer um novo alimento, ofereça separado dos outros, principalmente á filhotes, pois assim, se o porquinho tiver qualquer reação, como diarreia, alergia ou dor abdominal, você irá saber qual alimento causou isso.
O segredo de uma boa alimentação, além de seguir a dieta indicada, é oferecer verduras e legumes variados para que o bichinho receba todos os tipos de nutrientes.
Rações
O ideal são rações específicas para porquinho, sem a mistura de grãos como milho, amendoim, girassol, etc... Sem frutas cristalizadas que tem grande quantidade de açúcar e sem proteína de origem animal.
Porquinhos tem paladar seletivo e por isso as rações não devem ter grãos com formatos, cores ou sabores diferentes para evitar que eles escolham os grãos que mais gostam, separem e comam apenas eles tornando a alimentação desbalanceada.
Como as marcas de ração podem variar de região para região do país, peça indicação do seu veterinário sobre as melhores marcas de ração na sua região.
Mesmo porquinhos alimentados com rações com quantidades ideais de vitamina C precisam receber suplementação oral dessa vitamina. Já que em contato com o ar e a luz a vitamina se degrada rapidamente e não é possível saber a quantidade exata que o bichinho está ingerindo.
Saiba mais nesse vídeo:
Na dieta do porquinho da índia a ração é apenas um complemento. Por isso não deve ser oferecida a vontade. Alguns porquinhos comem mais ração do que deveriam e acabam deixando de consumir outros alimentos mais importantes em sua dieta como feno e verduras.
Porquinhos que comem só ração ou uma quantidade de ração maior do que deveriam também podem apresentar problemas dentários devido ao desgaste errado ou insuficiente dos dentes já que a ração não faz o desgaste correto dos dentes. E também podem apresentar problemas gastrointestinais devido a deficiência de fibras na dieta e do risco de formação excessiva de gases causada pela fermentação dos componentes da ração.
Porquinhos da índia podem comer só ração?
Nunca dê ração de hamster , de coelho ou de outros roedores ao porquinho. As necessidades nutricionais de cada espécie são muito diferentes e o porquinho vai apresentar sinais de má nutrição podendo levar a morte.
Rações com indicação para vários tipos de roedores e coelhos na embalagem não são ideais para porquinhos da índia. Como as necessidades nutricionais de coelhos, porquinhos da índia, hamsters, ratos, etc.. são diferentes, seria impossível produzir uma ração que fosse ideal para todos. Então quando uma ração vem com a indicação de que é para vários tipos de roedores e coelhos ou ela só serve para um tipo ou não serve para nenhum.
Feno, Capim e Alfafa
O feno é uma mistura de plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas. A desidratação retira a água permitindo sua armazenagem por muito tempo sem se estragar, mas mantém o valor nutritivo.
É a base da alimentação. Deve ser oferecido a vontade. Além de alimentar, tem a função de auxiliar no desgaste dos dentes, ocupar os porquinhos, reduzir o stress e regular o funcionamento intestinal, além de auxiliar na eliminação de bolas de pelos ingeridos acidentalmente durante a auto higienização que fazem ao se lamber.
O feno também pode ser misturado com ervas.
Capim
O capim também tem ótimo valor, mas é oferecido em sua forma natural, sem ser desidratado. Deve ser sempre oferecido fresco. É muito importante conhecer a origem do capim para evitar que esteja contaminado com produtos tóxicos. Higienizar o capim antes de oferecer aos porquinhos.
Não existe restrição para o fornecimento de feno ou capim aos porquinhos.
Alfafa
O feno de Alfafa também é ótima fonte de fibras, mas por ter alto teor de cálcio não pode ser oferecida a vontade, pois pode causar cálculos urinários. Pode ser oferecido 2 vezes por semana para gestantes, mães amamentando e filhotes.
Mitos e verdades sobre Alfafa
Tudo que você precisa saber sobre Alfafa Peletizada
Como diferenciar feno de capim do feno de alfafa
Onde comprar feno puro ou com ervas:
Ervas
As ervas podem ser oferecidas misturadas ao feno ou puras. Os porquinhos gostam muito e elas trazem diversos benefícios a eles.
Cidreira: calmante
Macela: digestiva
Camomila: calmante, relaxante e anti inflamatório
Melissa: calmante
Calêndula: cicatrizante e relaxante
Hortelã: estimulante, rica em vitaminas A, B e C, ferro, cálcio, fósforo e potássio.
Jasmim: relaxante
Erva-doce: Diminui flatulência e secreções em pulmões.
Coentro: reduz flatulências e cólicas intestinais.
Dente de leão: diurética, anti inflamatória e estimula o apetite.
Tomilho: reduz as secreções pulmonares e cólicas intestinais, melhora a digestão, auxilia no tratamento de infecções urinárias, é anti inflamatório e antifúngico
Manjericão: bactericida, antifúngico, reduz cólicas intestinais e é antitérmico.
A água
A água precisa estar sempre disponível. Ofereça água filtrada ou mineral para evitar a ingestão de água contaminada com protozoários que podem causar sérios problemas gastrointestinais ou com algum resíduo perigoso a saúde.
A água pode ser oferecida em potes, bebedouros tipo garrafa ou ambos. O importante é que seja trocada pelo menos uma vez ao dia e o recipiente seja bem higienizado.
A Importância da Vitamina C para os Porquinhos da Índia
Os porquinhos da índia não sintetizam a vitamina C e por isso precisam retirá-la dos alimentos.
A deficiência de vitamina C causa escorbuto que gera inúmeros problemas de saúde e pode levar a morte.
A necessidade diária de vitamina C de um porquinho é de 10 a 30 mg/kg.
Para que a necessidade dessa vitamina seja suprida é importante oferecer vegetais e frutas ricos em vitamina C.
Além disso, é possível dar a vitamina diretamente ao porquinho. Pode-se utilizar vitamina C especifica para animais ou encontradas em farmácias. A vitamina tem que ser dada diretamente na boca do bichinho e não colocada na água. O uso de uma seringa de 1 ml é uma forma pratica de dar as gotas da vitamina na boca do porquinho. Cada gota contém 10 miligramas de vitamina C.
Utilizar apenas vitamina C pura. Existem vários suplementos vitamínicos para roedores, mas como além da vitamina C, possuem varias outras vitaminas, se dados com muita freqüência podem causar problemas por excesso de vitaminas.
Não se deve colocar a vitamina na água porque ela se degrada rapidamente em contato com a luz e não é possível saber quando e nem quanta água o porquinho irá beber.
Oferecer a vitamina não significa que se possam suspender os vegetais e frutas da alimentação.
Tudo que você precisa saber sobre a Vitamina C
para porquinhos da índia
Alimentos Proibidos para Porquinhos
Feijão (tóxico)
Figo (tóxico)
Pão, biscoitos e bolachas para alimentação humana.
Batata ou rama de batata (tóxica por ser rica em ácido oxálico)
Salsinha (pode causar aborto)
Alface (pode causar diarréia e é pobre em nutrientes)
Rama de tomate.
Aipim, mandioquinha e cará.
Semente de girassol (muito gordurosa e pode causar ferimentos na boca e asfixia)
Amendoim (pode estar infectado por um fungo que ataca o amendoim e produz aflotoxinas que são altamente tóxicas.)
Leite e derivados (depois da desmama não é mais necessário dar leite. Pode causar diarréia)
Carne, ovos e derivados (Porquinhos são herbívoros. Nunca alimentar com produto origem animal)
Alimentos industrializados, doces e frituras (podem ser fatais para o porquinho)
Rações de pássaros, cães e gatos (contem proteína animal e grãos indigestos para porquinhos).
Mix de grãos.
Frutas, verduras e legumes ideais para Porquinhos da índia
Abacaxi / Ameixa / Amora / Abobrinha / Agrião / Banana / Berinjela / Laranja / Maçã / Manga / Mamão
Beterraba e folhas / Couve Manteiga / Cenoura e rama / Pimenta Cambuci / Morango / Pêra / Uva passa / Tangerina
Pepino / Tomate / Jiló / Caqui / Marmelo / Mostarda / Escarola / Pimentão / Almeirão / Acelga / Abobora / Jabuticaba
Chuchu / Brócolis / Coco / Rabanete / Melão / Melancia / Maracujá / Repolho / Chicória / Acerola / Espinafre
Cranberry / Toranja / Rúcula / Milho / Goiaba / Framboesa / Uva / Cajá / Couve flor / Endívia/Coentro/Manjericão/ Hortelã
Cidreira/ Hibisco/ Camomila /Dente de Leão/ Alecrim
Sempre ofereça uma alimentação variada. Assim você garante uma oferta de nutrientes bem variados e completos.
Alguns alimentos não devem ser oferecidos com muita frequência.
Veterinária responde as principais duvidas
sobre a alimentação de porquinhos da índia
8 Erros na alimentação do Porquinho da Índia
Petiscos
Muitos tutores gostam de dar petiscos como um agrado para seus porquinhos e os bichinhos realmente adoram. Mas é importante oferecer com moderação para evitar obesidade e até que o bichinho deixe de ingerir os outros alimentos para comer apenas os petiscos.
E também é muito importante escolher os petiscos corretos. Podem ser oferecidos como petiscos pequenos pedaços de frutas, um pouco de alfafa na quantidade recomendada pelo veterinário e biscoitos para roedores. Mas é preciso lembrar que nem todos os petiscos indicados para roedores são realmente seguros para os porquinhos.
E como saber qual é o biscoito ou petisco correto para porquinhos da índia?
Verifique a composição do produto. Produtos para porquinhos da índia não podem conter proteína de origem animal como carne, leite e derivados e ovos, grãos como girassol e amendoim e frituras.
Dica de biscoito de proteína vegetal com sabores naturais
Cuidados com os Alimentos
Ofereça sempre alimentos frescos e de boa qualidade.
Se possível, dê preferência a alimentos orgânicos.
Não deixe os alimentos durante muito tempo no alojamento para que não estraguem. É melhor oferecer quantidades menores, mas com maior freqüência.
Os alimentos podem ser guardados em geladeira, mas não devem ser oferecidos gelados para não prejudicar a digestão.
Higienize muito bem os alimentos antes de oferecer aos porquinhos.
Dra. Anna Carolina G. Neves
Médica Veterinária
CRMV 13614
É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.