Raças

 

  Gigante de Flandres

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 É considerada a maior raça de coelho do mundo e teve origem na Bélgica.  

 Seu peso varia de 5Kg a 12Kg, mas o recordista mundial atingiu 23Kg.  

 

 Tem corpo robusto, orelhas grandes e largas e um arqueamento característico das costas aos ombros. 

 

 A pelagem é sempre curta e densa. E são aceitas as cores azul, preto, branco, cinza, chocolate, castanho escuro e castanho claro. 

 

 Vivem de 6 a 14 anos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Comportamento: 

 São muito calmos e dóceis. Adoram ser acariciados e interagir com as pessoas. É uma raça muito indicada para crianças devido a docilidade e por não serem tão delicados quanto as raças menores. 

 Cuidados:  

 Devido ao seu peso e tamanho é preciso tomar cuidado ao segura-lo para não forçar a coluna e causar dores ou lesões. 

 

 E também devido ao seu tamanho precisa de mais espaço e um alojamento adaptado para seu conforto. Não pode ficar pisando em grades porque com seu peso logo irá desenvolver lesões nas patas. 

 

 Sua alimentação é a mesma de outras raças, mas em muito maior quantidade. 

Conheça o Gigante de Flandres

 

 

 

 

 

 

 

 

Netherland Dwarf

 

 

 

 Considerada a menor raça de coelhos do mundo.   

 

 Teve origem na Holanda através do cruzamento de duas raças durante a 2ª Guerra Mundial. Pequenos coelhos poloneses foram cruzados com coelhos selvagens que também tinham porte bem pequeno e depois de várias gerações desses cruzamentos a raça Netherland Dwarf se originou. 

 

 Essa raça é portadora de nanismo e isso é perceptível ao observar algumas características físicas como o corpo robusto e curto e a cabeça arredondada que parece desproporcional por ser grande em relação ao corpo. Tem pelagem curta com grande variedade de cores. E orelhas bem curtas e arredondadas. Mantendo o aspecto de filhotes durante toda vida. 

 

 Vivem de 6 a 10 anos. 

 

 

 

 

 

 

Comportamento: 

 Inicialmente, por ser uma raça originada pelo cruzamento com coelhos selvagens, apresentava comportamento arisco, desconfiado e muito agitado, mas com os cruzamentos visando um comportamento mais agradável, os exemplares foram ficando mais dóceis, mas ainda são desconfiados com estranhos, muito ativos, alegres e levados. 

 

 Cuidados:  

 Apesar de pequenos, precisam de espaço pra brincar e correr devido ao seu comportamento muito ativo e agitado. E precisam de enriquecimento ambiental para não ficarem entediados e desenvolverem distúrbios de comportamento. 

 

Conheça a menor raça de coelho do mundo

 

 

 

 

 

 

 

 

Mini Rex

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 É uma raça originária da França.

 Características:

 Pode pesar até 1,4Kg. Tem o pescoço curto, o dorso arredondado, ombros fortes e orelhas longas de até 9 cm.

 

 Mas o grande diferencia da raça é a pelagem de toque aveludado e em média com 1,5cm distribuída por igual por todo corpo.

 

 Todas as cores são aceitas.

 

 Vivem de 7 a 10 anos.

 

 

 

 

 

 Comportamento:

 

 E uma raça mais arisca e menos sociável.  Por serem desconfiados precisam de mais tempo para se adaptarem aos tutores e não costumam gostar de estranhos. São territoriais e costumam gostar de ficar em seu espaço sem serem incomodados.

 Cuidados:

 Não necessita de nenhum cuidado especial com a pelagem, apenas escovações esporádicas. Mas gosta que seu espaço seja respeitado, por isso é importante manter seu alojamento em um local tranquilo e sem o acesso de muitas pessoas. Além de precisar de tocas pra se sentir mais a vontade.   

Conheça o Mini Rex. A raça de pelagem aveludada

 

 

 

 

 

 

Dra. Anna Carolina G. Neves

Médica Veterinária

   CRMV 13614

 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.