Alojamento
Ao escolher o alojamento é preciso lembrar que o hamster passará a maior parte da sua vida nele.
Mesmo sendo um bichinho que precisa viver sozinho o espaço é muito importante. Eles até podem sobreviver em espaços pequenos, mas não serão felizes assim e nem terão boa qualidade de vida.
Hamsters são muito ativos durante a noite e chegam a correr por vários quilometros, por isso é tão importante que tenham muito espaço para se exercitarem.
Tipos de Alojamentos
Gaiolas
Uma gaiola espaçosa é importante para que tenham espaço pra explorar e se exercitar e para caber acessórios, tocas e brinquedos.
Os hamsters ficam muito ativos à noite e gostam de correr, escalar e cavar.
Existem muitos modelos de gaiolas para hamster. Mas infelizmente no Brasil a maioria das gaiolas é muito pequena e algumas tem partes perigosas como andares, escadas e rampas onde o hamster pode prender e até fraturar as perninhas, por isso antes de adquirir uma gaiola, pesquise bastante para ter certeza que vai proporcionar o alojamento ideal para o seu hamster.
E como escolher a ideal?
Primeiro é muito importante prestar atenção no tamanho da gaiola. Um tamanho indicado seria aproximadamente 70x40x40 cm, mas quase nenhuma gaiola tem essas dimensões. As que tem costumam ser importadas, difíceis de encontrar a venda e muito mais caras.
Gaiola italiana medindo 72x42x40
Outra opção é acoplar duas ou mais gaiolas. Isso pode ser feito utilizando os tubos que já vem em alguns modelos de gaiolas.
Outra preocupação que se precisa ter com a gaiola é em relação a segurança.
A gaiola não pode ser fácil de ser aberta pelo hamster. Os espaços entre as grades tem que ser pequenos para não ser possível escapar, mas não podem ser pequenos demais para não prender as patinhas.
Algumas gaiolas tem pisos de grades nos andares. Esses pisos podem prender as patinhas e são desconfortáveis para caminhar. O melhor seria não utilizar esse tipo de gaiola, mas se for a única opção, precisam ser forrados pra se tornarem mais confortáveis e seguros. Isso também precisa ser feito em alguns tipos de rampas e escadas.
Dica simples para gaiolas com plataforma de grade
Caixas Organizadoras
São também uma opção de alojamento, mas é preciso adaptá-las corretamente com telas ou grades bem fixadas para terem boa ventilação e evitar fugas.
Também precisam ter tamanho suficiente para que o hamster se sinta confortável, tenha espaço para colocar todos os acessórios necessários e ainda sobre espaço para se exercitar.
E o espaço pode ser ampliado utilizando tubos para interligar uma caixa a outra.
Também podem ser acopladas a gaiolas.
Aquários
São uma opção interessante por poderem ter diversos tamanhos, inclusive tamanhos bem grandes, serem transparentes facilitando a visualização e fáceis de higienizar.
Mas é preciso fazer uma adaptação na parte superior com telas para evitar fugas. E uma boa ventilação também é muito importante para evitar o acumulo de amônia.
Terrários
Também são uma boa opção de alojamento. E a procura por terrarios tem crescido cada vez mais.
Pode ser feito sob encomenda de acordo com o espaço onde será colocado. Podendo ser bem maiores do que gaiolas e caixas organizadoras e ter vários andares.
É preciso verificar se os materiais utilizados não são tóxicos e se não absorvem urina e umidade. Além de ter boa ventilação e segurança contra fugas.
Atenção: Terrarios de MDF não podem ser utilizados para hamsters e outros roedores porque o MDF, além de estragar facilmente inchando e se desfazendo ao ficar molhado, é comporto por resinas tóxicas podendo levar o bichinho a morte ao ser roído.
Terrario em MDF
Acessórios
O alojamento pode ser muito espaçoso e seguro, mas se não for interessante e confortável, não fará o hamster feliz.
Esses pequenos roedores são espertos, ativos e adoram explorar. Precisam manter o corpo e a mente em atividade.
Para isso é preciso que o alojamento tenha diversos acessórios como vários andares, túneis, escorregadores, rampas e escadas.
Precisa ter uma roda para exercícios que pode já fazer parte da gaiola ou ser comprada separadamente.
Tocas, casinhas ou algum tipo de esconderijo são muito importantes para que o hamster tenha onde se esconder e dormir sentindo-se seguro.
Verifique se todos os acessórios são seguros. Lembre-se que hamsters sírios são maiores que anões russos e podem ficar presos em casinhas ou túneis muito pequenos.
Bebedouros
O modelo ideal é o tipo garrafa com ponta metálica. Essa ponta não é roída e o formato do bebedouro evita que entre sujeira e substrato. Assim a água fica sempre limpa para o bichinho.
Os hamsters desidratam facilmente por isso é importante ter certeza que terão água sempre disponível. Cuidado co bebedouros muito pequenos que não armazenam a quantidade de água necessária para pelo menos 2 ou 3 dias.
Comedouros
Podem ser de plástico, barro ou cerâmica. Não é raro serem virados e até roídos, no caso de serem plásticos.
Lembre-se que o hamster costuma armazenar o alimento colocado no comedouro nas bolsas laterais da boca e transportá-lo pra ser guardado onde ache mais seguro.
Casinhas ou Tocas
Os hamsters têm o instinto de se esconderem pra se proteger e precisa de casinhas ou tocas para se sentirem seguros.
As tocas podem ser de vários modelos, inclusive interativos.
Os hamsters também gostam quanto parte da casinha fica enterrada no substrato e adoram armazenas coisas e alimentos dentro delas.
Rodas de exercícios
Mesmo gaiolas grandes precisam ter rodas para os hamsters se exercitarem.
Observe se a roda não tem espaços onde o bichinho possa prender e ferir as patinhas. E se a roda tem espaço suficiente para que ele corra sem forçar a coluna.
Escolha sempre a roda com a medida ideal para o hamster sírio ou anão russo. Nunca utilize rodas com menos de 18 cm de raio.
Brinquedos
Esses bichinhos ativos e curiosos adoram brinquedos que possam escalar, roer e explorar.
Escolha sempre os específicos para hamsters e observe se a madeira e as tintas são atóxicas, senão tem peças plasticas, metalicas ou muito pequenas que possam ser engolidas ou causar ferimentos e se não há risco do hamster ficar preso em uma janela ou tubo.
Substratos
São essenciais para manter o alojamento limpo e seco.
Também são usados para manter o hamster aquecido e como enriquecimento ambiental já que alguns tipos de substrato são usados pelo hamster para cavar e construir tocas.
Existem varias opções:
Granulado de madeira
Tem bom custo beneficio, é seguro e absorve bem a urina e os odores. Pode ser descartado no vaso sanitário.
Granulado de Celulose
É um granulado a base de celulose, atóxico, anti-alérgico, biodegradável e com boa absorção de urina e odores.
Seu aspecto colorido deixa o alojamento mais bonito e é muito leve, rendendo bastante.
É muito utilizado na Europa e E.U.A , mas no Brasil ainda é pouco conhecido.
Tem bom custo beneficio, pode ser descartado no vaso sanitário e é ótimo para animais alérgicos.
E ideal para hamster que gostam desse produto leve para levar para as tocas e se enterrar.
Maravalha
Tem custo baixo, mas não absorve tão bem a urina. Precisa ser trocado com freqüência. É comum o hamster armazenas a maravalha nas bolsas laterais da boca e transportar para o ninho.
Algumas marcas soltam mais pó e podem causar alergias.
A maravalha precisa ser especifica para roedores. Maravalhas doadas ou vendidas por madeireiras costumam conter produtos químicos como verniz ou resina e podem ser de madeiras tóxicas.
A maravalha precisa ser de pinus ou alamo (aspen). Apesar da maravalha de aspen ser de muito melhor qualidade, também é mais difícil de ser encontrada e é bem mais cara que a de pinus.
Corn Cobs
Feitos a base de milho. Também tem custo mais alto que a maravalha, mas absorve bem a urina.
Mas é preciso trocar com frequência porque pode ficar mofado se ficar muitos dias úmido.
Areia sanitária para gatos
Não deve ser usada. Além se soltar pó que pode causar problemas respiratórios, por ser de argila que se expande quando umedecida formando uma massa que endurece, pode causar asfixia quando o hamster tentar armazenar os grãos nas bolsas laterais da boca.
Dra. Anna Carolina G. Neves