Higiene

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 As chinchilas são animais muito limpos. Não gostam de ambientes sujos e nem de ficar sujas

 

 Por causa de sua pelagem densa e as suas características de animal de clima desértico não deve ser molhado. Por isso não pode tomar banho com água e xampu.

 

 Devido as características de seu local de origem as chinchilas se adaptaram para utilizarem algumas formas de pó ou areia para fazer sua higiene.

 

 O “banho de pó” retira a gordura e as sujeiras da pelagem.

 

 

O que utilizar como pó de banho?

 O pó de banho para chinchilas é facilmente encontrado a venda.

 

 Existem 2 opções de produto:

 Pó de carbonato de cálcio: O mais fácil de ser encontrado. Tem o preço mais baixo, mas por se um pó bem fino se espalha mais facilmente pelo alojamento.

 

 O pó não pode ser perfumado para evitar alergias e irritações nos olhos e vias respiratórias.

 

 

 Areia calcárea: Um pouco mais difícil de ser encontrada, mas também é muito eficiente com grande poder de absorção da gordura do corpo. E sua maior vantagem é não soltar pó e por isso ser indicada para chinchilas onde existem pessoas alérgicas em casa.

 

A Banheira

 

 

 

 Existem diversos modelos de banheira. As mais fechadas costumam ser as preferidas dos tutores porque evitam que ao rolar a chinchilas espalhe o pó pelo alojamento

 

 E qual freqüência e o tempo do banho?

 

 

 

 

 Não existe uma regra fixa para a freqüência de banhos. O clima da região onde o animalzinho vive também influencia nisso.

 

 Quanto mais úmido o clima, mas freqüentes devem ser os banhos. Em média o banho costuma ser utilizado 2 a 3 vezes por semana.

 

 A banheira  com o pó de banho deve ser deixada disponível  para o banho por 10 a 15 minutos.   Esse é o tempo é suficiente para a higienização da pelagem.

 

 Deixar o banho a disposição por muito tempo pode fazer com que a chinchila, além de espalhar o pó pelo alojamento,  urine e defeque no local desperdiçando o produto que terá que ser jogado fora.

 

 E o excesso de uso do pó pode acabar causando ressecamento no focinho, orelhas, patas e mucosas, além de irritação nos olhos.

 

 Ao parirem as fêmeas devem ficar sem acesso ao pó de banho por 10 dias.

 

 Caso a chinchila não urine e nem defeque no pó ele poderá ser reaproveitado para o próximo banho, mas ao perceber que o pó está se tornando úmido ou com aparência pesada, é o momento de descarta-lo e colocar um novo.

Dra. Anna Carolina G. Neves 
Médica Veterinária
   CRMV 13614
 É PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DOS ARTIGOS E IMAGENS PRESENTES NESSE SITE  SEM AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO AUTOR.