Higiene
As chinchilas são animais muito limpos. Não gostam de ambientes sujos e nem de ficar sujas. E não possuem odor forte como outros roedores.
Por causa de sua pelagem densa e as suas características de animal de clima desértico não deve ser molhado. Por isso não pode tomar banho com água e xampu.
Devido as características de seu local de origem as chinchilas se adaptaram para utilizarem areia fina para fazer sua higiene.
Na natureza as chinchilas já rolavam na areia como forma de retirarem a gordura e a sujeira da pelagem.
Já para as chinchilas domésticas existem 2 opções de higienização, a areia para roedores e o pó de banho, mas já se sabe que o pó de banho não é saudável.
O que utilizar para o banho
Existem 2 opções de produto:
Pó de carbonato de cálcio: O mais fácil de ser encontrado. Tem o preço mais baixo, mas por se um pó bem fino se espalha mais facilmente pelo alojamento. Já existem estudos que demonstram que pode causar sérios problemas a saúde.
Além do excesso de uso do pó poder acabar causando ressecamento no focinho, orelhas, patas , mucosas e irritação nos olhos. A inalação desse pó que é tão fino pode causar irritação no brônquios e bronquíolos que pode evoluir para lesões e a formação de granulomas, que são como pequenas cicatrizes nos pulmões que a longo prazo podem diminuir a capacidade pulmonar.
Areia de banho para Roedores: Um pouco mais difícil de ser encontrada, mas é muito eficiente com grande poder de absorção da gordura do corpo. e não causa problemas para a saúde da chinchila. Tem a granulometria ideal para fazer a limpeza das impurezas e da gordura da pelagem sem causar irritações na pele. E por não soltar pó, além de não causar problemas respiratórios, também não faz tanta sujeira e não causa problemas para animais e pessoas alérgicas.
Onde comprar:
A Banheira
Existem diversos modelos de banheira. As abertas, as fechadas e com diversos formatos. Mais as fechadas costumam ser as preferidas dos tutores porque evitam que ao rolar a chinchilas espalhem a areia pelo alojamento.
E qual freqüência e o tempo do banho?
Não existe uma regra fixa para a freqüência de banhos. O clima da região onde o animalzinho vive também influencia nisso.
Quanto mais úmido o clima, mas freqüentes devem ser os banhos. Em média o banho costuma ser utilizado 2 a 3 vezes por semana.
A banheira com a areia de banho deve ser deixada disponível para o banho por 10 a 15 minutos. Esse é o tempo é suficiente para a higienização da pelagem.
Deixar o banho a disposição por muito tempo pode fazer com que a chinchila, além de espalhar a areia pelo alojamento, urine e defeque no local desperdiçando o produto que terá que ser jogado fora.
Ao parirem as fêmeas devem ficar sem acesso ao banho por 10 dias.
Caso a chinchila não urine e nem defeque na areia, ela poderá ser reaproveitado para o próximo banho, mas ao perceber que a areia está se tornando úmida ou com aparência pesada, é o momento de descarta-la e colocar uma nova.