top of page
Buscar
  • Roedores e Coelhos

Perigos escondidos nos brinquedos para roedores e coelhos que você nem imagina

Atualizado: 13 de set. de 2023

Ao comprar brinquedos para os nossos bichinhos costumamos escolher o que imaginamos que eles irão gostar mais e nem sempre percebemos os perigos que podem estar escondidos em alguns deles.



Não são raros os atendimentos nos consultórios veterinários de roedores e coelhos vitimas de acidentes com alguns desses brinquedos.


Aqui vão alguns exemplos de perigos em brinquedos que muitas vezes passam despercebidos pelos tutores:



Peças que podem ser engolidas:



Peças como miçangas ou aros plásticos são muito duros e ao serem roídos podem ser engolidos e até levar o bichinho a morte por asfixia.


No caso de se quebrarem ao serem mordidos podem causar ferimentos na boca.


Antes de comprar o brinquedo verifique se ele não tem nenhum desses componentes.



Madeira imprópria:


Algumas madeiras como MDF, compensado, Duratex, eucalipto, cedro, etc… são tóxicas e podem até mesmo serem fatais se roídas ou ingeridas.


Mesmo assim não são raros os brinquedos, tocas e casinhas feitos  com esses materiais.


Ao escolher um produto de madeira verifique se é de pinus , bambu ou outra madeira segura ou se na etiqueta existe a informação de que é de madeira atóxica. Em caso de dúvida o melhor é não arriscar.



Tintas e Colas:


 Existem tintas e colas atóxicas ou corantes alimentícios que podem ser utilizados na fabricação de produtos para roedores, mas algumas vezes encontramos produtos que utilizam tintas e colas que não são seguras.


Verifique se a embalagem ou etiqueta informam sobre a tinta utilizada. Escolha sempre os que informam que a tinta e/ou a cola são atóxicas.


Parafusos e Pregos:


 

Alguns fabricantes utilizam pregos e/ou parafusos para unir peças de madeira de brinquedos tocas e casinhas. Mas como os roedores costumam ir roendo inclusive suas casinhas, com o tempo podem acabar ferindo a boca ou até engolindo o parafuso ou o prego.


Verifique como as peças do produto são fixadas e escolha os que são encaixados ou colados com cola atóxica.


Tamanho proporcional ao do roedor ou coelho:


Ao comprar produtos como casinhas, tocas e túneis verifique se o tamanho é o certo para o seu bichinho. Inclusive se for filhote é importante calcular se será seguro mesmo durante o crescimento dele.



São muito comuns acidentes onde os bichinhos acabam ficando entalados em portas ou janelas de casinhas ou com o dedinho, a cabeça ou a patinha presos em algum vão ou buraco.


E agora que já conhece os principais perigos que podem estar escondidos em um simples brinquedo, verifique bem como e com o que são feitos os produtos para garantir a saúde e a

segurança do seu bichinho.


Aqui você encontra brinquedos seguros, testados e aprovados por veterinários: http://www.littlepetsstore.com.br

482 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page