Muitas vezes vemos relatos de roedores e coelhos que parecem não estar comendo bem ou perdendo peso e a principal sugestão é: Ofereça papinha na seringa.
Mas isso é realmente indicado?
Nem sempre.
Aquela afirmação de que se não fizer bem, mal não faz não é verdade.
Em alguns casos a papinha pode causar mais problemas.
A primeira providencia nesses casos é levar o bichinho ao veterinário para verificar a causa da perda de peso ou da possível falta de apetite.
Roedores e coelhos não costumam demonstrar quando não estão bem e podem estar escondendo um problema grave.
Só se deve dar a papinha quando e como indicada pelo veterinário.
Mas qual o problema de dar papinha sem a indicação do veterinário?
Ao fazer isso você pode estar causando um ou mais desses problemas:
1-Causar ou agravar problemas odontológicos.
Problemas odontológicos são a maior consequência da alimentação com papinha porque ao ingerir a papinha o bichinho não mastiga e não faz o desgaste necessário dos dentes, o que faz com que os dentes continuem a crescer.
Mesmo sendo alimentados assim por poucos dias os dentes podem crescer demais ou de forma errada formando pontas e impossibilitando o animal de se alimentar normalmente, resultando na necessidade de um procedimento cirúrgico ou até na morte.
2-A alimentação ficar desbalanceada.
Mesmo a papinha preparada com vários legumes, verduras e até ração, nem sempre tem todos os nutrientes necessários e o animalzinho pode apresentar problemas nutricionais.
3-O roedor perder o interesse por outros alimentos.
Alguns roedores passam a preferir a papinha e não querer mais outros alimentos tornando se dependentes desse tipo de alimentação e desenvolvendo problemas nutricionais e odontológicos.
4- Ingerir a papinha da forma errada.
Ao alimentar o bichinho pode acontecer dele acidentalmente aspirar o alimento se engasgando ou até fazendo com que o alimento ao invés de passar pelo esôfago chegando ao estomago, passe pela traqueia e chegue aos pulmões causando pneumonia.
5-Não descobrir um problema grave ou agravar um problema de saúde.
Ao alimentar o bichinho dessa forma a pessoa pode não perceber que ele tem outros problemas como a dificuldade de mastigar por um problema odontológico, a falta de apetite por dor ou devido a uma infecção,etc.. Com isso o problema pode se agravar levando o roedor ou coelho a morte.
Commentaires